Clique nas imagens para ampliar
OS MECANISMOS UTILIZADOS PARA A OPERAÇÃO IDEAL DOS DESSUPERAQUECEDORES
Mesmo em casos em que há o uso de vapor superaquecido para um processo industrial, é fundamental efetuar um controle preciso da temperatura do fluido. O aquecimento além do necessário pode resultar em perda energética, uma vez que a ausência do condicionamento da temperatura pode deteriorar tubos e dificultar o estado ideal da troca térmica entre dois fluidos.
Por conta disso, para manter a eficiência do vapor o ideal é diminuir a temperatura para valores próximos à zona de saturação. Um equipamento que facilita este processo são os dessuperaquecedores, que operam através da transferência de parte do calor do vapor para uma porção de água introduzida na tubulação do vapor super aquecido . A água aí evapora, recebendo o respectivo calor do vapor que consequentemente reduzirá sua temperatura.
Os vários tipos de dessuperaquecedores existentes são diferenciados pelos processos de dispersão da água existentes. O primeiro é o de sobre-pressão da água, em que a água é introduzida com pressão maior que a do vapor superaquecido na tubulação de vapor sendo aí pulverizada em forma de gotículas através de bicos pulverizadores. O segundo caso são os dessuperaquecedores do tipo venturi, que contam com um estrangulamento em forma de venturi para acelerar a corrente de vapor. Quando a água entra em contato com este vapor acelerado, é pulverizada em pequenas gotas. Por fim, também existem os dispositivos onde a água é pulverizada por uma corrente de vapor com pressão maior que o vapor superaquecido. Uma aplicação importante deste último tipo é o dessuperaquecimento de vapor após uma válvula redutora de pressão que descarrega vapor superaquecido. Neste caso o vapor a montante da válvula pode ser utilizado como fluido de pulverização.
EM QUE CASOS SÃO UTILIZADOS OS DESSUPERAQUECEDORES
Os dessuperaquecedores podem ser implementados em quaisquer indústrias que tenham atividades que dependam ou produzam vapor. Alguns casos bastante difundidos são:
- Indústria petroquímica;
- Indústria de bioenergia;
- Indústrias químicas siderúrgicas.
Por isso, os sistemas que adotam dessuperaquecedores devem ser projetados por profissionais especializados no segmento, identificando as particularidades e os aspectos prioritários para cada tipo de indústria diferente.
OS TRABALHOS DA VÁCUO INDUSTRIAL QUE NÃO INCLUEM OS DESSUPERAQUECEDORES
A Vácuo Industrial possui experiência e estrutura para atuar com máquinas de fluxo sem geração de energia de diferentes perfis. Além dos dessuperaquecedores, a empresa investe em ejetores, misturadores, condensadores e outros tipos de componentes que beneficiam uma ampla gama de atividades. Para todos os trabalhos, a Vácuo Industrial fornece serviços de assistência técnica e reposição.
Para saber mais sobre Dessuperaquecedores
Ligue para 19 3881-1917 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!